Policial Federal Papiloscopista de Alagoas ministra curso inédito de Perícia Papiloscópica na África

1
1737
POLICIAL FEDERAL PAPILOSCOPISTA

Jullius Bonfim, Policial Federal Papiloscopista, lotado na Superintendência da PF em Alagoas, foi o primeiro papiloscopista da SR/PF/AL a ministrar um curso inédito sobre papiloscopia no exterior, acompanhado da Policial Federal Papiloscopista Renata Ferreira, lotada no INI de Brasília.

Conheça um pouco da viagem:

No dia 25/10/2017 (quarta-feira) o Policial compareceu a sede do Instituto Nacional de Identificação e iniciou os trabalhos de alinhamento, preparação de apresentação e separação de materiais para levar para Cabo Verde, terminando este trabalho no dia 27/10/2017 (sexta-feira).

A equipe se deslocou de Brasília na data de 27/10/2017 (sexta-feira), fazendo uma conexão em Lisboa – Portugal e chegando em Praia – Cabo Verde, na data de 29/10/2017
(domingo), dia em que foi realizada uma reunião de alinhamento entre a equipe visando os ajustes finais para execução do Curso de Atualização em Papiloscopia – Módulo INTERCOPS.

O início do curso aconteceu no dia 30/10/2017 (segunda-feira), período da manhã, com noções básicas de Papiloscopia, seguida por Confrontos papiloscópicos utilizando o método ACE-V, momento em que foi realizada uma aula prática desenvolvendo este assunto.

No dia 31/10/2017 (terça-feira) foram ministradas aulas teórico-prática a respeito de levantamento de impressões papilares em superfícies porosas e não porosas.

No dia 01/11/2017 (quarta-feira) foram ministradas aulas teórico-prática a respeito de levantamento de impressões papilares superfícies adesivas, luvas, superfícies gordurosas, molhadas ou impregnadas com sangue.

No dia 02/11/2017 (quinta-feira) foram ministradas aulas práticas de perícia papiloscópica em veículos (e materiais encontrados nestes) e em local de crime de homicídio.

Os alunos

desenvolveram as técnicas que julgaram mais apropriadas para a revelação de impressões latentes. Por fim, os resultados foram discutidos entre a turma.

No dia 03/11/2017 (sexta-feira) foi realizado um fechamento com os resultados obtidos nos levantamentos de impressões papilares utilizando diversos reveladores. Foram apresentadas novas perspectivas na perícia papiloscópica, além dos trabalhos em Papiloscopia que vem sendo desenvolvidos no Brasil.

No período da tarde a equipe foi ao aeroporto conhecer o trabalho da Polícia Judiciária de Cabo Verde no combate ao tráfico internacional de drogas.

No dia 05/11/2017 (domingo) as 2h00 a equipe retornou ao Brasil, fazendo conexão em Portugal e chegando em Brasília as 17h30 do mesmo dia.

Jullius Bonfim e Ranata Ferreira retornaram para Maceió no dia 06/11/2017 (segunda feira), dando continuidade ao brilhante trabalho realizado na Polícia Federal de Alagoas, juntamente com outros Policiais Federais.

O SINPOFAL acredita que essas ações e cursos demonstram a importância da perícia papiloscopista no contexto internacional e necessidade de valorização no Brasil. Parabéns a equipe policial e em especial os Policiais Federais Papiloscopistas Jullius Bonfim/AL e Renata Ferreira/DF. Concluiu, o Presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado de Alagoas.